Daniel Fernandes
postado em 29/09/2009 21:27
Milhares de sardinhas mortas cercaram as praias do Araçagi e do Meio em São Luís (MA) na tarde desta terça-feira. Os peixes foram trazidos à praia pelas ondas, provenientes de grandes cardumes mortos no mar. Segundo pescadores e trabalhadores dos bares, uma hipótese seria a pesca predatória de grandes peixes que acabaria matando os cardumes de sardinhas, chamada de zangaria.
Além da faixa de peixes mortos que estendia-se por toda a praia, era possível também avistar manchas de sardinhas boiando no mar, há aproximadamente 100 metros da praia.
Juvenal Morais Silva, pescador e trabalhador de um dos bares da praia, acredita que a causa tenha sido a zangaria. Essa prática pesqueira é caracterizada por estender-se grandes distâncias de rede de pesca no mar, para capturar os peixes que se aproximarem. Assim como capta grandes peixes, acaba também capturando os cardumes de sardinha, que são descartados no mar pelos pescadores, devido ao baixo custo no mercado. "Eles pegam os grandes e matam o resto que fica. É comum a gente ver os restos da zangaria. Mas dessa quantidade, é a primeira vez", afirma Juvenal.
Madalena Santana, de 52 anos, é moradora da orla do Araçagi há 14 anos, e contou que a morte dos peixes aconteceu repentinamente: "tudo estava normal na praia, quando as sardinhas mortas vieram. Nunca tínhamos visto isso por aqui." Ela conta que os peixes começaram a aparecer mortos por volta das 14h, e desde então não pararam de se amontoar na areia,chegando a alcançar uma extensão de 3 mil metros ao redor da orla marítima.