Ronnald Kelps
postado em 01/10/2009 09:05
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais do Maranhão (Ibama/MA), divulgou ontem (309) o laudo oficial com a causa da morte de milhares de sardinhas em São José de Ribamar, a 30 quilômetros de São Luís.
[SAIBAMAIS]
A causa provável, de acordo com o relatório de autoria do Departamento de Ciências Aquáticas da Universidade Federal Maranhão (Ufma), é uma combinação de fatores: a entrada significativa de um cardume no igarapé - "presume-se que houve uma queda significativa de oxigênio dissolvido na água provocando a morte dos peixes, assim como, o lixo acumulado, despejos de esgotos das casas próximas e bocas de bueiros. É provável, assim, a ocorrência de um bloom de algas que reduziu drasticamente a quantidade de oxigênio dissolvido na água", mas de acordo com o laudo, é necessário considerar que a ausência de amostras de água do igarapé no dia do evento impede que esta hipótese seja validade.
O laudo
O Ibama antecipou, porém, que mesmo com a divulgação do laudo, "as informações ainda estão no campo hipotético". A assessora de comunicação do Ibama, Ciclenia Brito, esclareceu que a linha de investigação seguiu a possibilidade de utilização do timbó pelo fato de que os peixes apresentavam hemorragia.
De acordo com o laudo assinado pelos professores da Ufma, Nivaldo Magalhães Piorski e Marco Valério Jansen Cutrim, não é possível definir a causa da morte dos peixes. "Com base apenas nos exemplares em mãos e observações in loco concluímos que é impossível afirmar contundentemente o fator responsável pela mortandade em massa".
Acidente
Na última terça-feira, um acidente semelhante aconteceu na praia do Araçagi. Ontem pela manhã, equipes da limpeza pública retiravam o pescado que estava apodrecendo na orla da cidade. Durante a tarde, já não havia mais odor provocado pelos peixes mortos.
A suspeita do Ibama é de que a morte das sardinhas tenha sido causada pelo uso de rede de pesca de malha pequena. A rede retém os peixes grandes e os pequenos. O cardume estava intacto, diferentemente do de São José de Ribamar que apresentava sinais de hemorragia.