postado em 02/10/2009 15:50
O presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), César Calegari, manifestou nesta sexta-feira (2/10) apoio à decisão do Ministério da Educação (MEC) de cancelar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) depois da constatação de fraude.
[SAIBAMAIS]Segundo Calegari, a remarcação da data dos testes para o próximo mês representa preocupação já que várias instituições de ensino superior aproveitam o resultado do Enem como parte do processo seletivo. Com a alteração na data do exame, essas instituições terão que fazer mudanças no calendário.
"É claro que todos nós sentimos, mas, a resolução de cancelar as provas, embora cause transtornos, foi uma demonstração de respeito a mais de 4 milhões de estudantes, familiares, professores e instituições de ensino superior", destacou Calegari afirmando que o exame não perde a credibilidade por causa do episódio.
Nesta quinta-feira (1°/10), o Ministério da Educação (MEC) cancelou as provas que seriam realizadas nos próximos dias 3 e 4 de outubro em 113.857 salas de 10.385 escolas diferentes. Cerca de 4,5 milhões de candidatos se inscreveram no exame. A partir deste ano, o Enem é requisito para a entrada em pelo menos 40 universidades federais, além de ser necessário para quem disputa uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).