postado em 02/10/2009 19:21
Os moradores do bairro da Vila Lobão revoltados com o homicídio de Jonilson Cardoso Castelo Branco, 22, que aconteceu na noite desta qu inta-feira (1°/10), tentaram linchar o acusado, um adolescente não identificado, de 17 anos de idade, ainda no início desta tarde. O crime aconteceu em São Luis (MA)
Foi necessária a intervenção policial para conter a fúria dos populares. Na área, a polícia militar encontrou o rapaz desacordado e deram tiros para o alto para que os moradores dispersassem. Depois do "acerto de contas" um dos amigos de Jonilson, gritou pelas ruas do bairro: "eu matei ele para ti".
O sepultamento da vítima acontece no cemitério São Raimundo, na tarde desta sexta-feira (2/10). Até o fechamento desta edição, o adolescente acusado do homicídio ainda estava na emergência do Hospital Clementino Moura (Socorrão II - Cidade Operária).
Crime
Tudo começou quando Jonilson percebeu que alguém havia entrado na residência dele e levado os pertences. Foi então que acompanhado de um amigo partiu na busca de quem havia feito o %u201Craspa%u201D.
A dupla conseguiu reaver apenas um cordão e uma pulseira da vítima. Por volta das 20h30, os dois amigos se dirigiram a um bar, onde Jonilson ficou só, enquanto o outro foi comprar cigarros. A vítima então foi cercada e baleada na cabeça. O amigo, ao retornar ao local do crime, encontrou o corpo estendido ao chão. Em desespero, ele ainda tentou reanimá-lo, mas não obteve resultados.
Uma ambulância foi acionada e o homem encaminhado ao Hospital Djalma Marques (Socorrão I - Centro), mas em seguida, os familiares foram informados de que já não havia, mas nada a fazer, já que o tiro foi fatal.
Enquanto isso, o adolescente acusado do crime, correu para o matagal cercado de muros, próximo ao local do crime e se embrenhou no mato. A população revoltada fez um cerco no local e iniciou buscas para capturar o acusado, que permaneceu escondido até o início da tarde de hoje, quando foi encontrado. Munidos de pedras e pedaços de pau, a população tentou linchar o acusado.