postado em 08/10/2009 08:22
O clima nas escolas de ensino médio do Distrito Federal é de apreensão para enfrentar a maratona de provas longas e com alto grau de dificuldade que está por vir. Os três primeiros fins de semana de dezembro serão marcados pela realização do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Programa de Avaliação Seriada (PAS) e vestibular da Universidade de Brasília, respectivamente. Os mais afetados serão os alunos do 3º ano, já que a maioria está inscrita nos três processos seletivos.
"O processo vai ser fisicamente cansativo, mas após muitas horas de prova, o desequilíbrio emocional é o pior", lamenta o estudante Charlie Madeiro, 18 anos, do Centro de Ensino Médio Setor Oeste, temendo o desgaste. Tantas mudanças no calendário das provas deixam os candidatos confusos e nervosos, na avaliação de Henrique Lopes, também de 18 anos.
Além da bateria de exames no DF, muitos estudantes ainda vão viajar para prestar vestibulares em outras cidades. "Eu vou ter quase dois meses de provas pesadas e intermináveis", diz o aluno do colégio Galois, Fábio Gurgel, 18 anos, que pretende garantir uma vaga no curso de direito da Universidade de São Paulo (USP) ou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Apesar disso, alguns vestibulandos estão confiantes para enfrentar a avalanche de provas. É o caso de Layanne Coelho, 17, aluna do Setor Oeste. "Acho que quem for bem em uma pode ir bem em todas".
A psicóloga Flávia Martins destaca que os adolescentes em geral estão condicionados a participar de tantos exames nessa fase. Mas lembra que fazer três grandes provas em três semanas é, sem dúvida, uma situação estressante. "O lado psicológico fica cansado, o metabolismo fica acelerado e o cognitivo, confuso para colocar em prática todo o conhecimento que foi absorvido durante o ensino médio", avalia. Segundo a especialista, o momento das provas exige muita atenção para recuperar a memória e ter um bom desempenho.
Na véspera
As dicas são simples: praticar atividades físicas, como uma caminhada, e sair com amigos para jogar conversa fora - mas sem bebida alcoólica, pois atrapalha a capacidade de raciocínio. Ou seja, é preciso "ter um momento adolescente de ser". Dormir mais cedo, ter uma boa alimentação, mudar o foco dos estudos e privilegiar a qualidade de vida nos dias anteriores às provas podem fazer a diferença.
De acordo com o professor de física Fábio Lúcio Rodrigues, do curso Dínatos-COC, é importante que o aluno se concentre em uma prova por vez, e que o estudo deve ser finalizado em até uma semana antes de cada prova. "Estudar na véspera pode causar confusão mental e o aluno pode se prejudicar", observa.
A chance de remarcação de datas preocupa o professor de matemática e coordenador da secretaria de vestibulares do colégio Sigma. Ele pede que os estudantes fiquem atentos e encarem com naturalidade a necessidade de realizar as provas. No entanto, a decana de graduação da UnB, Márcia Abrahão, adianta que não haverá mudanças no calendário da instituição. A data do PAS, diz ela, só foi alterada porque coincidia com o Enem, mas o vestibular será mantido para não prejudicar ainda mais os inscritos.
CALENDÁRIO
# 5 e 6 de dezembro - Enem
# 12 e 13 de dezembro - PAS (UnB)
# 19 e 20 de dezembro - vestibular da UnB
Leia mais sobre os três exames no site Eu, estudante