postado em 09/10/2009 20:43
Representantes dos governos locais da Amazônia se comprometeram nesta sexta-feira (9/10) a criar metas de redução do desmatamento da floresta. Em um documento intitulado Carta de Manaus, eles pedem a implementação de projetos de Redução de Emissões Decorrentes de Desmatamento e Degradação (REDD) ;que abordem o aspecto socioambiental das reduções das emissões de gases de efeito estufa proporcionando benefícios para as comunidades da floresta e para o meio ambiente e com a participação dos municípios no controle local e na tomada de decisões;.O documento foi elaborado durante os três dias da Cúpula Amazônica de Governos Locais e teve como objetivo discutir a inclusão da Amazônia nas discussões internacionais sobre mudanças do clima. A carta será enviada a Copenhague, na Dinamarca, onde será realizada, em dezembro, a Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 15).
[SAIBAMAIS]No documento, os governantes também declararam a necessidade da ;formulação de programas de compensação por serviços ambientais aliados ao manejo ou manutenção da cobertura florestal como agricultura familiar e outros que impliquem na melhoria do desenvolvimento humano das comunidades da região amazônica;
Além disso, afirmam ;ser fundamental o acesso direto a recursos para o fortalecimento das capacidades locais de elaborarem projetos, produção de conhecimento científico e domínio de tecnologias para o monitoramento ambiental;.
Os governos locais também se comprometem, na Carta de Manaus, a adotar ;metas municipais de redução de desmatamento e degradação florestal negociadas com os diversos setores da sociedade;.
Outro ponto que consta no documento é a criação do Fórum Permanente de Governos Locais da Amazônia para Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável ;que permita a troca de experiências e a solidariedade entre os governos, com poder deliberativo, a ser reconhecido pela Comunidade Internacional e Governos Nacionais;.
O secretário-geral da Federação Latino Americana de Cidades Municípios e Associações (Flacma), Guillermo Tappia, definiu a Carta de Manaus como ;a evidência de nossos anseios, demandas e compromissos;.
Já a diretora regional do Iclei da América Latina, uma associação de governos locais voltadas ao desenvolvimento sustentável, Laura de Macedo, disse esperar que ;agora as cidades sejam vistas como guardiãs da floresta junto com as comunidades tradicionais;.
A Cúpula Amazônica de Governos Locais foi promovida pela Confederação Nacional de Municípios, Associação Amazonense de Municípios e pela prefeitura de Manaus.