Brasil

Chuva causou prejuízos em 12 cidades paranaenses nas últimas horas

postado em 15/10/2009 09:35
Curitiba - Choveu muito em todo o Paraná ontem (14/10) e hoje (15), principalmente no oeste e no sudoeste do estado, onde houve ocorrência de granizo e rajadas de vento superiores a 100 quilômetros por hora. De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil, 12 municípios foram afetados.

Em Santa Helena, uma pessoa morreu e uma ficou ferida, depois que uma árvore caiu sobre o carro em que elas estavam. Cerca de 50 casas foram danificadas e, de acordo com os primeiros levantamentos, 2 mil pessoas foram afetadas. O município está sem energia elétrica.

Em Cascavel, um forte vendaval provocou danos em 500 residências, algumas ficaram totalmente destruídas. Segundo o Corpo de Bombeiros foi difícil atender a tantas chamadas durante a madrugada, principalmente com o pedido de lonas. Postes caíram em várias regiões e grande parte do município está sem energia elétrica. A torre de uma emissora de rádio caiu por causa dos ventos. Cerca de 1,5 mil pessoas foram afetadas. Os estragos foram maiores, de acordo com o Corpo de Bombeiros, porque a tempestade atingiu áreas urbanas, um fato atípico, já que normalmente as chuvas causam mais estragos na área rural.

Em Matelândia, o vendaval danificou 350 residências e o município está sem energia elétrica. Em Três Barras do Paraná, chuvas de granizo danificaram 200 residências e destruíram dez. Seiscentas pessoas estão desalojadas e 300, desabrigadas.

A Defesa Civil registrou ocorrências também nos municípios de Palotina, Medianeira, Diamante do Oeste, Ampére, Cantagalo, Ibiporã, Londrina e Iguatu. Neste último, o vendaval deixou 12 pessoas feridas, 400 desalojadas e 80 desabrigados. No total, 900 pessoas foram afetadas no município.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, na região oeste do Paraná a situação é mais grave porque a população ainda se recupera dos prejuízos causados pelos fortes ventos ocorridos durante a madrugada de segunda-feira (12), que chegaram a uma velocidade aproximada de 104 quilômetros por hora, e duraram cinco minutos, seguidos de fortes chuvas.

Segundo o instituto de meteorologia do estado, áreas de instabilidade, juntamente com uma nova frente fria, continuam a se formar no Sul e Sudeste do Brasil e deixam o tempo chuvoso durante todo o dia no Paraná. Em alguns momentos deverão ocorrer raios e rajadas de vento fortes. O instituto alerta para o risco de temporais , com possibilidade de queda de granizo de forma localizada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação