postado em 17/10/2009 15:40
Já chegam a dez os ônibus incendiados desde a manhã de hoje em ruas próximas às favelas do Jacarezinho e da Mangueira, na zona norte do Rio. Até o momento, não há informações sobre feridos nessas ações nem confirmação de que elas estejam relacionadas ao confronto entre traficantes iniciado na madrugada de hoje (17) nos morros dos Macacos e São João, entre os bairros do Engenho Novo e Vila Isabel, na mesma região.
A empresa Braso Lisboa, que opera as linhas da maior parte dos ônibus queimados, determinou o retorno à garagem de todos os seus coletivos. Além do pânico entre os moradores de diversos bairros da zona norte e do pouso forçado de um helicóptero da PM, depois de ter sido atingido por tiros e que levou à morte de dois policiais, o confronto provocou retenções e bloqueios no trânsito de importantes vias da cidade.
A Avenida Marechal Rondon, que liga a região do Méier ao bairro do Maracanã, foi fechada ao tráfego pela Guarda Municipal na altura do bairro do Engenho Novo, onde fica o Morro São João. O trânsito foi desviado para a Rua Barão do Bom Retiro, obrigando os motoristas a seguir para o Centro por meio dos bairros do Grajaú e de Vila Isabel.
Também foram fechadas ao tráfego as ruas Visconde de Niterói, em Mangueira, Ana Néri e a Avenida Dom Hélder Câmara, próximas ao Jacarezinho, onde foram queimados os ônibus. Em Vila Isabel, moradores fecharam pela manhã a Rua Visconde de Santa Isabel, para chamar a atenção da polícia para o confronto no vizinho Morro dos Macacos.