Flávia Denise de Magalhães, Juscelino Ferreira
postado em 19/10/2009 15:39
A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) informou que agentes penitenciários serão demitidos devido a greve, que chamou atenção na última semana por impedir a entrada de visitantes em presídios. Além deles, outros vão responder administrativamente pela greve que ocorre desde sábado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O número exato de demissões e processos não foi divulgado pela subsecretaria.
Cláudio Anderson dos Santos, secretário-geral da Associação dos Agentes Penitenciários de Minas, contou que a greve vai continuar e que eles não foram comunicados oficialmente de nenhuma demissão. Na tarde desta segunda-feira ocorre uma assembleia da classe na Praça da Assembleia para decidir o rumo das manifestações.
De acordo com Adeilton de Souza Rocha, integrante do Sindicato dos Agentes Penitenciários, a classe não exige somente ajuste salarial, mas melhoria nas condições de trabalho. %u201CEles tratam a gente como se fossemos descartáveis, é assim que tratam a segurança pública%u201D, disse Rocha ao explicar que há boatos que 4.000 servidores seriam demitidos, o que corresponde a todo o efetivo da Grande BH. Ele também relata que a subsecretaria não se dispôs ao diálogo e se recusa a atender sequer um item das exigências .
De acordo com a subsecretaria, a Guarda Penitenciária conta com mais de 14 mil agentess e houve reajuste acumulado de 77,54% em sua remuneração básica de 2004 a 2009.