Oito fatores causaram o acidente do voo 3054 da TAM, que deixou 199 mortos em 17 de julho de 2007, em São Paulo. De acordo com a edição desta terça-feira (27/10) do jornal O Estado de S. Paulo, o relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) aponta que os peritos não encontraram evidências de falha nas engrenagens dos manetes (aceleradores).
O Cenipa investigou duas hipóteses mais prováveis para a ocorrência do acidente, já que não foi possível determinar com 100% de certeza em que posição as alavancas de potência estavam no momento em que o Airbus A320 varou a pista do Aeroporto de Congonhas devido à destruição causada pelo fogo. A primeira delas é uma falha no sistema de controle de potência do jato, que teria transmitido ao motor informação diferente da que indicava o manete. A segunda teria sido um erro dos pilotos Kleiber Lima e Henrique Stefanini di Sacco. Esta hipótese seria a mais provável para o Cenipa, ;uma vez que é elevada a improbabilidade estatística de falha no sistema de acionamento; dos manetes.
Os peritos fizeram, em um simulador, 23 procedimentos de aproximação apara pouso em Congonhas. As simulações revelaram que nem sempre o aviso sonoro ;retard;, que tem a função de advertir os pilotos sobre os procedimentos a serem adotados no momento do pouso, operou conforme o previsto. A investigação da Aeronáutica também encontrou muitas irregularidades em Congonhas na época do acidente, como a falta de inspeção aeroportuária especial durante [SAIBAMAIS]as obras realizadas no aeroporto e concluídas em 2007, e o fato de Congonhas não dispor de aérea de escape. O relatório aponta ainda falhas no treinamento e instrução fornecidos pela TAM, e uma deficiência na formação de Stefanini, o copiloto, que contemplava apenas um tipo de certificação, e se mostrou insuficiente para enfrentar aquela situação.
O relatório final ainda não foi divulgado oficialmente. Segundo o Setor de Comunicação Social da Aeronáutica, o texto está em fase final de elaboração e deve ser concluído ainda este ano. Nesta terça-feira, acontece em Brasília a última reunião da comissão de investigação do acidente, com a participação de peritos norte-americanos e franceses que auxiliaram na apuração.