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Relatório da Aeronáutica aponta oito fatores como causa do acidente da TAM

postado em 27/10/2009 09:05

Oito fatores causaram o acidente do voo 3054 da TAM, que deixou 199 mortos em 17 de julho de 2007, em São Paulo. De acordo com a edição desta terça-feira (27/10) do jornal O Estado de S. Paulo, o relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) aponta que os peritos não encontraram evidências de falha nas engrenagens dos manetes (aceleradores).

Acidente deixou prédio da TAM ao lado do Aeroporto de Congonhas totalmente destruído e matou 199 pessoasO Cenipa investigou duas hipóteses mais prováveis para a ocorrência do acidente, já que não foi possível determinar com 100% de certeza em que posição as alavancas de potência estavam no momento em que o Airbus A320 varou a pista do Aeroporto de Congonhas devido à destruição causada pelo fogo. A primeira delas é uma falha no sistema de controle de potência do jato, que teria transmitido ao motor informação diferente da que indicava o manete. A segunda teria sido um erro dos pilotos Kleiber Lima e Henrique Stefanini di Sacco. Esta hipótese seria a mais provável para o Cenipa, ;uma vez que é elevada a improbabilidade estatística de falha no sistema de acionamento; dos manetes.

Os peritos fizeram, em um simulador, 23 procedimentos de aproximação apara pouso em Congonhas. As simulações revelaram que nem sempre o aviso sonoro ;retard;, que tem a função de advertir os pilotos sobre os procedimentos a serem adotados no momento do pouso, operou conforme o previsto. A investigação da Aeronáutica também encontrou muitas irregularidades em Congonhas na época do acidente, como a falta de inspeção aeroportuária especial durante [SAIBAMAIS]as obras realizadas no aeroporto e concluídas em 2007, e o fato de Congonhas não dispor de aérea de escape. O relatório aponta ainda falhas no treinamento e instrução fornecidos pela TAM, e uma deficiência na formação de Stefanini, o copiloto, que contemplava apenas um tipo de certificação, e se mostrou insuficiente para enfrentar aquela situação.

O relatório final ainda não foi divulgado oficialmente. Segundo o Setor de Comunicação Social da Aeronáutica, o texto está em fase final de elaboração e deve ser concluído ainda este ano. Nesta terça-feira, acontece em Brasília a última reunião da comissão de investigação do acidente, com a participação de peritos norte-americanos e franceses que auxiliaram na apuração.

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