Dois irmãos e a mãe deles foram presos, na manhã desta terça-feira (27/10), acusados de praticarem uma tentativa de homicídio no mês de janeiro, na comunidade de Jardim Petrópolis, no bairro da Várzea, no Recife (PE). Kléber Oliveira de Andrade, de 19 anos, Bruno Rafael de Andrade, 25, e Vilma José de Oliveira, 45, foram apresentados no auditório do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Há ainda um terceiro irmão, Carlos Wilson Oliveira de Andrade, 20, que também participou do crime em janeiro. Ele foi preso em flagrante por outra tentativa de homicídio, em abril, e está recluso no Presídio Aníbal Bruno.
De acordo com o delegado Luís Alberto Gomes, a mãe e os filhos queriam matar um homem conhecido por ;Bira;, por causa de uma rixa. No entanto, o alvo acabou sendo o jovem Robson Douglas Marques Xavier, 26, atingido por um tiro de pistola calibre 12. ;A vítima não tinha nada a ver com a história. Ele está bem;, disse. Na ocasião, a mãe dos rapazes estava na cena do crime e participou contratando o aluguel de uma kombi para os filhos fugirem.
Além do crime que os levou à cadeia, os irmãos ainda são acusados de praticarem furtos e outros homicídios. ;Eles eram aguaceiros;, disparou o delegado Luís Alberto.
No DHPP, os irmãos não quiseram falar com a imprensa. A mãe se defendeu: ;tão inventando isso para colocar a gente na cadeia. Não tivemos participação em nada;, garantiu. ;Sempre dei uma boa educação para os meus filhos. A verdade vai ser descoberta;, completou.
À tarde, todos passaram por exames no Instituto de Medicina Legal (IML). Após a apresentação, os irmãos foram encaminhados ao Centro de Observação Criminológica e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima. Vilma José de Oliveira foi levada para a Colônia Penal Feminina, no Engenho do Meio.
Por Raphael Guerra, do Aqui PE, especial para o DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR