A Secretaria de Defesa Social (SDS) deflagrou na madrugada de hoje a Operação Pernambuco pela Vida. O objetivo é desarticular cinco quadrilhas da Região Metropolitana do Recife (RMR), suspeitas de praticar homicídios, tráfico de drogas, tráfico de armas, corrupção ativa e outros crimes.
Segundo a polícia, os grupos agiam nos municípios de Olinda, Jaboatão, Paulista, Abreu e Lima, Camaragibe, Goiana e Carpina, além da capital. Cerca de 650 policiais civis e militares foram mobilizados na operação. A polícia conseguiu cumprir os 47 mandados de prisão expedidos. Outros cinco flagrantes foram efetuados, dos quais, o deum foragido da Penitenciária Agroindustrial de Itamaracá. Dentre as pessoas presas, quatro são policiais militares.
De acordo com o diretor de operações judiciárias da Polícia Civil de Pernambuco, o delegado Osvaldo Moraes, as investigações começaram há cerca de seis meses e os policiais começaram a cumprir os mandados por volta das 4h. Ele também falou sobre os PM envolvidos com os crimes. ;Ainda não sabemos informar os batalhões, patentes e a atuação dos mesmos, mas tudo isso será divulgado nesta quinta-feira, durante uma coletiva na sede da SDS;, afirmou. Segundo ele, nenhum dos policiais era líder das gangues. ;Os chefes das quadrilhas já estão no xadrez;, garantiu.
Como a quantidade de presos foi muito grande, três núcleos foram montados para receber os suspeitos, que eram conduzidos para o Grupo de Operações Especiais (GOE), Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), ou ao Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais. ;Além dos mandados, é provável que outras pessoas sejam autuadas em flagrante.
Já apreendemos uma certa quantidade de armas e entorpecentes, mas ainda faremos a contabilização do material recolhido;, declarou o delegado Osvaldo Moraes.
Algumas mulheres também faziam parte das quadrilhas e, após prestarem depoimento, seguiram para a Colônia Penal Feminina. Já os homens foram para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima. Alguns suspeitos tentaram reagir às prisões, mas não houve troca de tiros e ninguém ficou ferido. O balanço completo da operação será divulgado amanhã, às 9h, na sede da SDS.
Com informações do repórter Thiago Neres