postado em 28/10/2009 20:19
Até 2012, a Marinha vai construir 600 lanchas para serem usadas no transporte escolar de alunos de escolas públicas. O termo de cooperação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do Ministério da Educação (MEC), foi assinado nesta quarta-feira (28). A previsão é que as primeiras unidades fiquem prontas no primeiro semestre de 2010. Os municípios da Região Norte, que utilizam o rio como via de transporte, terão prioridade para receber os equipamentos.Segundo o presidente do FNDE, Daniel Balaban, hoje não existem no país embarcações com condições adequadas para o transporte de crianças e jovens. Desde 2007, o programa Caminhos da Escola, do MEC, financia a compra de ônibus escolares para estados e municípios, mas só agora incluirá o transporte escolar fluvial. Nessa primeira fase, as lanchas serão entregues diretamente aos municípios sem custos.
;Hoje temos verificado que existem muitas crianças sendo transportadas em barcos sem nenhuma condição de segurança, levando duas ou três horas para chegar na escola e isso é inconcebível;, disse Balaban.
As embarcações serão construídas nas bases navais de Belém, Natal e Salvador para serem usadas no transporte escolar. Cada uma tem capacidade para transportar 20 estudantes. O diretor de engenharia naval da Marinha, Francisco Roberto Deiana, destaca que a maioria das embarcações que transporta as crianças hoje não tem as condições de segurança necessárias.
;O motor fica perto das crianças, não há coletes salva-vidas ou os barcos não têm condições de estabilidade. Por isso, acontecem tantas tragédias, as embarcações não são apropriadas;, explicou.
Do total de lanchas, 180 serão construídas em 2010, 260 em 2011 e 60 em 2012. A ideia é que na segunda fase do projeto as embarcações sejam construídas também pela iniciativa privada.