Brasil

Policiais Federais realizaram paralização em alguns aeroportos brasileiros

postado em 29/10/2009 18:40

Policiais Federais em vários estados do Brasil e no Distrito Federal realizaram, na tarde desta quinta-feira (29/10), a "operação padrão" em alguns aeroportos brasileiros como forma de manifestação para pedir o reenquadramento dos policiais que passaram no último concurso público e foram nomeados na 3; classe.

Nesta manhã, eles estavam em frente ao Ministério da Justiça para um ato de paralização nacional. Os policiais reclamam do não cumprimento da promessa de retificação do ato de nomeação dos policiais que estão nessa nova categoria.

De acordo com o presidente do sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal, Claúdio Avelar, mais de 50 federais circularam pelo aeroporto internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, realizando a operação padrão e mostrando à população a insatisfação da categoria com o rebaixamento de federais à 3; classe. "Estamos fazendo o que deveria ser feito diariamente aqui no aeroporto, mas não é feito por falta de estrutura. Não queremos prejudicar a população, só queremos mostrar a insatisfação dos policias federais". "As portas do Brasil estão abertas para o crime", afirma.

Segundo a infraero, a paralização dos federais atrasou um dos embarques domésticos, por causa de uma fila que foi criada com a operação, mas não interferiu as operações do aeroporto.


Argumentos
Avelar explica que o governo rebaixou os PFs que passaram no último concurso público quando os colocaram em uma 3; classe. "O mesmo problema aconteceu com a Polícia Civil e o governador do distrito Federal corrigiu o problema. Queremos o mesmo, já que somos servidores pagos pelo mesmo cofre. Temos que ser motivados para trabalhar melhor", ressalta.

Além do reenquadramento, eles pedem maior transparência nos critérios de escolha do administrador da Polícia Federal. Segundo o presidente da Sindipol/DF, a base de Brasília recebeu o apoio de sindicatos de outros estados, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Amapá.


No Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), a operação padrão da Polícia Federal (PF) provocou confusão na manhã desta quinta-feira. Em todo o Estado são 700 policiais paralisados em prol da causa de 250 que não foram reenquadrados.

A direção da Polícia Federal não quis comentar a paralização.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação