Brasil

Em setembro 82 pessoas morreram em confrontos com a polícia no Rio de Janeiro

postado em 29/10/2009 21:36

Rio de Janeiro - Os números da violência no estado do Rio de Janeiro referentes ao mês de setembro foram divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). De acordo com os dados, 82 pessoas morreram em confrontos com a polícia no mês passado, o que representa 2,7 mortes por dia.

Em comparação a setembro do ano passado, houve um aumento de 20 autos de resistência, como é tecnicamente classificado esse tipo de morte. Em relação ao mês de agosto deste ano, houve mais sete casos.

Apesar do aumento no número de mortes em confronto, o subsecretário de Treinamento e Integração Operacional da Secretaria Estadual de Segurança, Roberto Sá, disse que já existe uma tendência de diminuição no número de casos.

;A gente está em uma tendência de queda em relação aos autos de resistência. A filosofia é enfrentar o problema e prender o delinquente. Mas o nosso direito permite a legítima defesa, de si ou de terceiros. Se o nosso policial, enfrentando o problema da criminalidade, vai em busca de um meliante, dá voz de prisão e é recebido a tiros, o direito lhe faculta de se defender e defender qualquer pessoa inocente;, explicou Roberto Sá.

Em relação a outras ocorrências, o relatório do ISP aponta uma queda acentuada nos roubos de veículos, que diminuiu 25%, em relação a setembro de 2008, atingindo 1.728 casos este ano. Também houve uma redução de 7% no chamado roubo de rua, incluindo o roubo de celulares, a pedestres e assaltos em ônibus, registrando 6.701 casos.

Em compensação, o roubo a residências aumentou em 10%, com 147 ocorrências, e os casos de estupro mais do que dobraram, com o registro de 308 casos em setembro deste ano. Mas o crescimento, segundo Roberto Sá, é fruto de um novo entendimento jurídico, de agosto deste ano, que classifica como estupro o atentado violento ao pudor.


Segundo o ISP, o número de pessoas presas registrou um aumento expressivo, saindo de 1.299 em setembro do ano passado, para 1.661 no mesmo mês deste ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação