postado em 30/10/2009 19:19
Os índios da etnia marubo estão auxiliando a Aeronáutica nas buscas pelos passageiros desaparecidos do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que se acidentou na quinta-feira (29) na região amazônica. Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), os índios de duas aldeias próximas ao local onde o avião fez um pouso forçado navegam pelo Rio Ituí à procura de João de Abreu Filho, funcionário da Funasa, e do suboficial Marcelo dos Santos Dias.A Aeronáutica, em nota, divulgou um ;possível óbito; no acidente. Há pouco, o órgão informou que essa hipótese não se confirmou e que tanto Filho quanto Dias são dados como desaparecidos.
Foi graças à ajuda indígena que o avião, um C-98 Caravan, foi localizado na manhã desta sexta-feira (30). Os índios matis da Aldeia Aurélio encontraram a aeronave na noite de ontem. A aldeia deles fica a cerca de duas horas do rio onde o avião fez um pouso forçado.
Após retornarem à aldeia hoje (30) cedo, os índios contactaram a administração da Funai em Atalaia do Norte (AM) e informaram sobre a localização do avião acidentado e seus sobreviventes.
Entre os sobreviventes estão três militares e seis funcionários da Funasa (primeiro-tenente Carlos Wagner Ottone Veiga, segundo-tenente José Ananias da Silva Pereira, primeiro-sargento Edmar Simões Lourenço, Josileia Vanessa de Almeida, Maria das Graças Rodrigues Nobre, Maria das Dores Silva Carvalho, Marina de Almeida Lima, Diana Rodrigues Soares e Marcelo Nápoles de Melo).