postado em 01/11/2009 17:52
O belga Olivier Xavier Albert Shoonjans, 38 anos, foi preso, no final da manhã deste domingo. O belga - que atropelou cinco pessoas e matou uma em Recife, no último dia 22 - foi preso no Aeroporto Internacional dos Guararapes (Gilberto Freire), onde ele tinha que se apresentar diariamente à Polícia Federal, e foi levado à sede do Grupo de Operações Especiais (GOE).
A Polícia Civil decretou o mandado de prisão provisória por entender que atitudes do belga prejudicavam a investigação dos fatos. Na última quinta-feira, Shoonjans não compareceu à Delegacia do Ipsep e teve depoimento adiado, alegando que seu advogado, Ricardo Siqueira, não podia acompanhá-lo porque estava viajando. Além disso, a polícia recebeu a informação que ele tentaria fugir do país pelo Paraguai.
Olivier Xavier está no País com visto de turista vencido desde abril de 2008. A faxineira Rosângela Cássia da Silva, 24, que morreu no acidente, seguia com a filha Kaliandra da Silva, 7, que está gravemente ferida, e um grupo de vizinhos para uma consulta ao dentista no Hospital Geral de Areias. A menina permanece internada na UTI pediátrica do Hospital da Restauração. Também foram atingidos pelo veículo dirigido pelo belga a dona de casa Eliane Freitas, 25, que quebrou uma perna, e o sobrinho dela, Rafael do Nascimento, 10, que perdeu os dentes superiores e também fraturou uma das pernas.