postado em 01/11/2009 20:06
O corpo do suboficial Marcelo dos Santos Dias, a última vítima resgatada do acidente com o C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira, deve ser levado nesta segunda-feira para o Rio de Janeiro, onde será sepultado. Dias tinha 42 anos e deixa mulher e três filhos. Segundo relato dos sobreviventes, foi Marcelo Dias quem abriu a porta do avião e ajudou os passageiros a sair.
O corpo foi encontrado, por volta das 9h30 (horário local, 11h30 horário de Brasília) a 2,5 mil metros em linha reta tinha do local onde está submerso o avião. As informações foram divulgadas no início da noite deste domingo pelo comanda te do 7º Comando Aéreo Regional, major brigadeiro Jorge Cruz Souza e Mello.
Segundo ele, as operações de busca contaram com o apoio de 150 militares e dez aviões. Aérea de busca foi superior a 18 mil quilômetros quadrados, até a localização do avião.
O militar ressaltou que as aeronaves da FAB recebem manutenção constante e que o C-98 Caravan acidentado passou por revisão no dia 2 de outubro e estava dentro do calendário de conservação.
Sobre a retirada do avião do local, ele informou que não há prazo determinado, já que a Força Aérea Brasileira está analisando a área e estudando como será feito o resgate e para onde o avião será levado. Segundo ele, existe a possibilidade de o avião ser desmontado para facilitar a remoção. "Espero que essa remoção não demore, mas certamente isso levará dias. Ainda não sabemos como será feito".
O militar informou que o C-98 Caravan acidentado havia sido comprado pela FAB em 2004, da TAM. O ano de fabricação da aeronave é 1998.