postado em 06/11/2009 14:18
A Polícia Federal começou nesta sexta-feira (6/11), em dez cidades, a Operação São Cristóvão para combater o tráfico internacional de drogas. Ao todo, 160 policiais cumprem 29 mandados de prisão temporária, 35 de busca e apreensão e 12 de condução coercitiva, que ocorre quando a pessoa é forçada a prestar depoimento.Os mandados serão cumpridos nas cidades de Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis, Tangará da Serra, Primavera do Leste, em Mato Grosso, de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, na capital paulista e nos municípios paulistas de Américo de Campos, Lavígnia e Pracinha.
De acordo com a PF, as investigações começaram no ano passado e já levaram à apreensão de mais de 230 quilos de cocaína em pelo menos sete episódios diferentes. Foi identificado em Cuiabá um empresário que atuava como o líder de uma quadrilha do narcotráfico internacional e também na receptação de carretas roubadas e enviadas à Bolívia.
Outros membros da quadrilha abriam empresas também de fachada no próprio nome e em nome de parentes. A investigação contou com o uso de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, vigilância dos suspeitos e do cruzamento de informações obtidas nos flagrantes de tráfico.
Os presos serão indiciados por tráfico internacional de entorpecentes, associação para o tráfico e receptação de carretas. A PF destacou que outros crimes decorrem da ação do tráfico e que há suspeita da ação de servidores públicos por meio de esquemas para a liberação de veículos e carretas apreendidos por suspeita de adulteração.