Brasil

Jobim: aeroportos de São Paulo precisam de intervenções para a Copa e as Olimpíadas

postado em 06/11/2009 15:40
Rio de Janeiro - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta sexta-feira (6/11) que os aeroportos do estado de São Paulo estão com capacidade acima do limite e precisarão de intervenções para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

;O nosso problema aeroportuário são os terminais de São Paulo. O terminal do Rio de Janeiro [Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim] tem toda capacidade de suportar o aumento previsto para 2014 e 2016;, disse o ministro, em entrevista à imprensa no Centro Tecnológico do Exército, na zona oeste do Rio de Janeiro.

;Não posso dizer que seja um entrave [a capacidade]. Isso será resolvido em tempo para termos condições de operações;, acrescentou. Para evitar problemas nas competições internacionais, o ministro disse que no Aeroporto de Congonhas, no centro de São Paulo, serão feitos ajustes nas pistas com o objetivo de garantir que o terminal opere com a capacidade máxima ; 16 milhões de passageiros por ano.

De acordo com Jobim, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) também continuará trabalhando para melhorar as condições do pátio do Aeroporto de Guarulhos, ;que já esgotado, sem capacidade alguma;. No caso de Viracopos, em Campinas, ele disse que ainda é preciso desenvolver um projeto.

Sobre o principal terminal do Rio de Janeiro, o Tom Jobim, o ministro informou que ;obras de intervenção menores; são suficientes no sentido de preparar a capital fluminense para receber os eventos esportivos. Ele informou que no próximo dia 23 decidirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o futuro do terminal, que pode ser licitado, como defende o governo estadual.

Segundo Nelson Jobim, o modelo a ser definido poderá ser estendido a outros aeroportos brasileiros. "Quando se fala em modelagem de concessão, não é para B ou C, é para ser aplicados nos aeroportos em que eventualmente se decidir pela concessão ou pela Parceria Público-Privada."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação