Brasil

Itaipu volta a operar normalmente

postado em 11/11/2009 08:41
Curitiba - A Itaipu Binacional informou que voltou a operar em condições de normalidade na manhã desta quarta-feira (11/11), a partir das 6h. De acordo com a empresa, 18 unidades geradoras estão em funcionamento: nove de 60 hertz (Hz) e nove de 50 Hz.

Em nota, a hidrelétrica afirma que a produção total é de 10.450 megawatts (MW). Desses, 9.800 MW são destinados a atender o sistema integrado brasileiro e 650 MW a atender o Paraguai.

A totalidade da produção das máquinas de 60 hz ; de 5.300 MW ; abastece o Sistema de Transmissão de Furnas. Do total de produção das máquinas de 50 Hz, 4.500 MW atendem o Sistema de Transmissão de Furnas e 650 MW vão para o Sistema de Transmissão da Administración Nacional de Eletricidad (Ande), do Paraguai.

Uma unidade geradora de 60 Hz está em manutenção programada e outra, de 50 Hz, em stand by.

[SAIBAMAIS]Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.

A empresa reafirma que ainda não tem informações sobre o que teria causado o blecaute ocorrido em vários estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste, mas descarta que tenha tido origem na hidrelétrica. étrica. Ontem (10), às 22h13, uma pane no sistema elétrico interligado brasileiro provocou o apagão por efeito dominó, afetando inclusive o sistema paraguaio, que teve o fornecimento de energia interrompido.

De acordo com a nota, a hipótese mais provável é que tenha havido algum acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o Sul e Sudeste.

A nota confirma que imediatamente após o blecaute a usina estava com suas máquinas ligadas, girando no vazio, porém sem possibilidade de transmitir energia, pois as linhas de transmissão que conectam Itaipu ao sistema brasileiro estavam desligadas.

Informa ainda que em 15 minutos, o sistema paraguaio já estava sendo suprido por Itaipu, o que reforça o fato de que a causa do defeito foi externa à usina.

Até a 1h, 18 das 20 unidades geradoras de energia da hidrelétrica aguardavam o restabelecimento do sistema interligado para dar início ao fornecimento de energia.

Com 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação