Brasil

Apagão demonstra fragilidade de sistema energético, diz Sarney

postado em 11/11/2009 11:50
O apagão em 10 estados brasileiros registrados na noite de terça (10/11) entrou na pauta do Senado. O presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), disse que o episódio demonstra ;uma certa fragilidade; do sistema energético. Para ele, o problema torna-se mais sério por envolver uma hidrelétrica do porte de Itaipu, que tem uma das tecnologias mais avançadas.

Sarney considera equivocada qualquer comparação do episódio de ontem com a crise do setor energético em [SAIBAMAIS]2001. Segundo ele, o que ocorreu foi ;um acidente;. O presidente do Senado ressaltou, entretanto, que cabe um debate amplo que envolva, além do setor produtivo, a modernização de equipamento e as relações de consumo.

PSDB e Democratas (DEM) já preparam requerimentos de pedidos de informações ao governo sobre as razões que levaram várias cidades a ficarem sem energia. No Senado, o documento será apresentado pelo líder tucano, Arthur Virgílio Neto (AM) e, na Câmara, pelo líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação