Brasil

Itaipu: causa do apagão permanece indefinida

postado em 11/11/2009 12:25
Curitiba - A causa do blecaute ocorrido em vários estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste na noite de terça (10/11), permanece indefinida. Segundo informações da Hidrelétrica de Itaipu divulgadas no final da manhã, a hipótese mais provável é que tenha ocorrido algum acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o sul e sudeste.

Às 6h desta quarta (11/11), Itaipu voltou a operar normalmente, com 18 unidades (duas estão em manutenção, como ocorre normalmente), depois de ter a produção paralisada por uma pane no sistema elétrico interligado brasileiro, que afetou inclusive a geração para o Paraguai.

De acordo com a empresa, nenhuma das máquinas desligou ; elas ficaram operando no vazio, aguardando o restabelecimento do sistema. Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.

[SAIBAMAIS]A pane ocorreu exatamente às 22h14 de ontem (10). Por efeito dominó, também o sistema paraguaio teve o fornecimento de energia interrompido, sendo restabelecido em 15 minutos.

Segundo a nota de Itaipu, logo a seguir, uma pequena carga começou a ser mandada para a Companhia Paranaense de Energia (Copel). A partir daí, as unidades foram progressivamente entrando no sistema elétrico brasileiro, até a geração ser normalizada.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek e o diretor técnico executivo, Antonio Otélo Cardoso, participam, em Brasília, de uma reunião com autoridades do setor elétrico para analisar o problema.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação