Brasil

Paulo Bernardo: causa do apagão requer explicação precisa para evitar especulações

postado em 11/11/2009 13:36
O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, disse nesta quarta-feira (11/11) que o apagão elétrico ocorrido em 18 estados na noite passada necessita de uma explicação ;precisa; das autoridades como forma de evitar especulações ou qualquer tipo de insegurança na população.

O ministro admitiu que diante um problema de tamanha dimensão não existe alternativa para substituir o fornecimento de Itaipu. Mesmo fazendo questão de deixar claro que não é especialista no assunto, Bernardo disse que a Região Sudeste tem mais 30% da capacidade energética fornecida pela usina de Itaipu.

Ele rebateu críticas de que o sistema poderia ter sido substituído por termoelétricas na hora do apagão, para fornecer a energia necessária às regiões atingidas. Paulo Bernardo explicou que nenhum outro mecanismo naquele momento seria capaz de compensar o fornecimento de Itaipu.

;Na hora que caiu, as outras não seguraram;.

[SAIBAMAIS]O ministro também não quis arriscar um palpite sobre a pane no sistema elétrico, mas descartou problemas na linha de transmissão pois, segundo ele, se a linha tivesse sido danificada, a eletricidade não teria voltado mais tarde.

Paulo Bernardo disse ainda que o apagão não foi ocasionado por problema de geração já que esteve na região há dez dias e constatou que as usinas jogam água pelos vertedouros em consequência do volume armazenado nas represas.

;A capacidade de geração está intacta e tem água sobrando. Isso é generalizado na região em todas as hidrelétricas da bacia do Paraná;.

Como os técnicos passaram a noite na tentativa de restabelecer o abastecimento de energia, só hoje poderão se dedicar à análise dos eventos e aos dados armazenadas nos computadores, já que o sistema é todo informatizado e pode fornecer informações sobre onde começou o problema, disse o ministro.

Ele negou também problemas de investimento no setor e disse que o sistema funciona normalmente. Paulo Bernardo destacou que um acidente ninguém pode dizer que não irá acontecer.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação