Brasil

Falta d'água provocada por apagão deixa 1.700 crianças sem aula no Rio

postado em 11/11/2009 14:40
Três escolas e cinco creches municipais do Rio não funcionaram na manhã desta terça (11/11) por falta d;água, em consequência da queda de energia que deixou todo o estado do Rio às escuras durante horas no fim da noite de ontem. Por isso, mais de 1.700 crianças ficaram sem aula, segundo informou a Secretaria Municipal de Educação.

O apagão de ontem afetou também o Hospital Salgado Filho. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a falta d;água levou o hospital a cancelar e reagendar as cirurgias não emergenciais previstas para esta manhã.

O presidente da Companhia e Estadual de Águas e Esgoto, Wagner Vícter, informou que as duas maiores estações de água do estado ficaram paradas durante toda a madrugada e pediu à população fluminense que economize água por 72 horas.

[SAIBAMAIS];Conseguimos resolver em tempo recorde o problema da produção de água no Rio depois que a energia voltou, mas durante 72 horas ainda teremos dificuldades, pois foi uma parada de grande magnitude. Estamos enchendo progressivamente as redes e adutoras, pois há toda uma sequência técnica: tem que abrir as ventosas para sair o ar, se não pode haver um rompimento de tubulações", explicou Victer.

A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil informou, em nota, que o atendimento nos sete hospitais estaduais não foi prejudicado pelo blecaute. No entanto, o Hospital Rocha Faria, em Marechal Hermes, zona norte da cidade, teve pane no gerador e não funcionou nas primeiras horas em que houve falta de energia.

Na nota, a secretaria esclareceu que os três pacientes que morreram no hospital durante o blecaute estavam com quadro de saúde muito debilitado e que os óbitos não têm relação com a pane no gerador.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação