Brasil

Apagão não foi culpa do mau tempo, diz ministro Paulo Bernardo

postado em 11/11/2009 14:42
O apagão que atingiu diversos estados do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste na noite de ontem não foi ocasionado por mau tempo, informou nesta quarta-feira (11/11) o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Segundo o ministro, o governo ainda não tem uma resposta para o que possa ter ocorrido na hidroelétrica de Itaipu, mas descarta a possibilidade que linhas de transmissão tenham sido atingidas por um vendaval, conforme afirmou ontem o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão.

;Eles (técnicos e engenheiros de Itaipu) pensaram que havia sido o temporal que tivesse derrubado linhas de transmissão. Não foi. Não foi gerador que explodiu. Até porque cinco horas (da manhã) voltou (a luz). Se a linha tivesse sido danificada, não teria voltado. Então foi um outro problema;, disse a jornalistas o ministro Paulo Bernardo, na manhã desta quarta-feira.

[SAIBAMAIS]Segundo Paulo Bernardo, representantes de Furnas e do governo estão reunidos para tratar sobre o assunto. É possível que uma resposta sobre o apagão saia no fim desta tarde, após termino da reunião, no Ministério das Minas e Energia, que está marcada para começar as 17h.

O ministro também disse que espera que saia uma resposta para o problema, que tem causado constrangimentos e muita dor de cabeça para o governo. ;Acho que, evidentemente, tem que vir uma explicação muito precisa (dessa reunião), porque (essa indefinição) gera uma insegurança, gera um monte de especulação;, contou Paulo Bernardo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação