Brasil

Cedae diz que fornecimento de água do Rio deve estar normalizado até o fim do dia

postado em 12/11/2009 16:20
O abastecimento de água do sistema Cedae, empresa estadual que abastece 64 municípios do Rio de Janeiro, devem estar totalmente normalizados até o final do dia desta quinta-feira (12/11). A afirmação foi feita pelo diretor de Produção da Cedae, Jorge Briard.

[SAIBAMAIS]A produção e distribuição das duas maiores estações de água do estado (Guandu e Imunana-Laranjal) foram prejudicados pelo apagão elétrico da última terça-feira (10/11). O tratamento em Guandu, que abastece a cidade do Rio e a Baixada Fluminense, ficou parado das 22h de terça até as 4h do dia seguinte e só voltou à sua capacidade total de produção às 10h desta quarta-feira (11/11).

Já Imunana-Laranjal, que abastece a região do entorno de Niterói, voltou a funcionar à 1h desta quarta-feira, mas só atingiu capacidade plena às 12h do mesmo dia. Como a água precisa ser distribuída através de quilômetros de dutos, a normalização do abastecimento é gradativa e, por isso, ainda há poucas áreas isoladas que estão sem água, segundo Jorge Briard.

;Nós temos um problema de ter passado um tempo significativo sem água. Nós retornamos os sistemas há apenas 24 horas. Então é adequado que todo mundo continue com essa forma mais comedida de utilizar água, para que cheguem amanhã com a tranqüilidade de estar com cisternas e caixas d;água cheias;, disse Briad.

Segundo ele, o clima chuvoso no Rio de Janeiro também ajudou a um retorno mais rápido do abastecimento, porque as pessoas tendem a usar menos água com este tipo de tempo.

A Secretaria Municipal de Educação do Rio informou que, na manhã de hoje, mais de 10 mil alunos de 19 escolas e 18 creches não tiveram aula por conta da falta de água.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação