Brasil

Autoridades sanitárias do Pará investigam surto da doença de Chagas em Belém

postado em 12/11/2009 18:05
Trinta e nove casos da doença de Chagas estão sendo investigados, em Belém, pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa). De acordo com a coordenadora do programa de controle da doença no estado, Elenild Góes, em uma semana a investigação deve revelar as causas que originaram o surto em dez bairros da cidade - o mais afetado é o Jurunas, com 13 ocorrências confirmados.

[SAIBAMAIS]O Jurunas é o segundo bairro mais populoso da capital paraense e está localizado na zona portuária, próximo a Baía do Guajará. Entre os pacientes, estão homens e mulheres adultos e jovens e crianças com idade inferior a 15 anos.

;Isso revela a necessidade de mais pesquisas e vigilância diante da doença. É possível também que existam casos que não foram identificados ou tratados;, disse Elenild.

A investigação está sendo realizada com base na aplicação de um questionário elaborado pelo Ministério da Saúde. As perguntas ajudarão a identificar aspectos comuns entre os pacientes, que alimentos foram consumidos dias antes do aparecimento da doença, condições de moradia, entre outros.

Segundo a Organização Pan-americana de Saúde (Opas), um surto ocorre quando há dois ou mais casos com os mesmos sintomas acontecendo simultaneamente. De acordo com a Sespa, a transmissão dos casos ocorreu de forma oral. Há suspeitas de que o vetor da doença, o inseto Barbeiro, tenha sido ingerido a partir do consumo de um dos itens mais apreciados da culinária regional , o açaí, que pode ter sido processado em condições sanitárias inadequadas.

;É preciso cuidado na hora de comprar os alimentos. Quanto ao açaí, não é verdade que congelar o produto seja capaz de matar o Trypanossoma cruzi (protozoário transmissor da doença). Testes feitos pela Unicamp [Universidade de Campinas] comprovam que o parasita consegue sobreviver mesmo sob condições de baixas temperaturas como de um congelador;, alertou Elenild.

Até esta quinta-feira (12/11), o número de casos registrados da doença de Chagas no Pará em 2009 é de 166. Elenild informou ainda que, para cada descoberta da doença, estima-se que dez ocorrências do mesmo mal nem sejam diagnosticadas.

Os sintomas da doença de Chagas são febre por mais de uma semana; mal-estar; cansaço, dores de cabeça e, em alguns casos, arritmia cardíaca. O tratamento da doença é feito com comprimidos consumidos, que são fornecidos gratuitamente pelo Ministério da Saúde. O tratamento dura 60 dias. Em Belém, a Vigilância Epidemiológica deve ser procurada em caso de suspeita da doença.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação