postado em 12/11/2009 18:52
O ministro Marco Aurélio Mello empatou nesta quinta-feira (12/11) o julgamento do processo de extradição do ex-ativista italiano Cesare Battisti, no Supremo Tribunal Federal (STF), ao votar contra o pedido protocolado pela Itália. A análise, que havia sido suspensa em setembro por um pedido de vista, foi retomada nesta tarde com 4 votos 3 a favor da extradição. O placar, agora, está em 4 a 4.
[SAIBAMAIS]O julgamento terá prosseguimento e poderá ser desempatado pelo presidente do STF, Gilmar Mendes, ou por algum outro ministro que resolva alterar seu voto inicial. Em setembro, antes da interrupção do julgamento, Mendes sinalizou que votaria pela extradição.
Se mantida a tendência e nenhum ministro mudar seu voto, o Supremo autorizará a extradição de Battisti. O advogado de Battisti, Luís Roberto Barroso, entrou com uma petição para que Mendes não vote, por ser o presidente da Corte. A possibilidade, no entanto, está descartada pelo próprio ministro, pois o regimento do STF o autoriza a votar em processos de extradição.