Brasil

Apagão gera fila de virar quarteirão no Procon de São Paulo

postado em 13/11/2009 09:07
São Paulo - Pelo menos 500 consumidores procuraram nesta quinta-feira (12/11) o Procon de São Paulo para reclamar de eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos que queimaram por causa do apagão da terça-feira. Na hora do atendimento, os agentes orientaram os prejudicados a procurar primeiro a Eletropaulo, que é a encarregada de ressarcir esse tipo de prejuízo. [SAIBAMAIS]Em postos de atendimento da companhia de energia paulista, havia filas de consumidores reclamando de geladeiras, televisores, computadores e até aparelhos de ar-condicionado que foram danificados com a queda brusca do fornecimento de energia elétrica. Segundo o diretor-executivo do Procon-SP, Roberto Pfeiffer, as companhias de energia são obrigadas a consertar o equipamento ou, em caso de perda total, indenizar o consumidor. "Esse direito está baseado no Código de Defesa do Consumidor e na legislação de energia elétrica na Resolução 61 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)", explica. "É a chamada responsabilidade objetiva que estabelece que, independentemente da causa do apagão, cabe à concessionária ressarcir o consumidor", completa. O diretor enfatiza que o importante é que a falha do eletrodoméstico tenha sido provocada pela queda de fornecimento de energia elétrica e que uma perícia comprove a causa da falha. Segunda via O técnico em informática Elias Podoval, 28 anos, estava assistindo à novela, em São Paulo, quando ocorreu o primeiro pico de luz. Ele desligou o aparelho e ligou em seguida. Quando a luz foi embora de vez, puxou o plug da tomada e só ligou o equipamento no dia seguinte pela manhã, quando o fornecimento de energia estava normalizado. "O fio da tomada estava queimado", reclama Podoval, que vai pedir uma segunda via da nota fiscal para obter o ressarcimento do valor gasto no conserto. Quarenta e oito horas depois do apagão, o abastecimento de água voltou ao normal para 6,5 milhões de paulistanos que estavam com o serviço interrompido após uma pane nas estações de tratamento. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o fornecimento foi restabelecido 17h30 de ontem.

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