postado em 13/11/2009 18:56
Uma expedição pioneira do Projeto Rondon vai a Feira de Santana (BA) neste final de semana, dando início a edição de 2010 do programa nas regiões Nordeste e Centro do país. Neste domingo (15/11), 152 professores de 98 universidades farão a primeira das 76 viagens precursoras para mapear áreas, contatar as prefeituras desses municípios e ajustar às ações previamente estabelecidas.A Operação Centro-Nordeste do Rondon acontecerá entre 15 de janeiro e 8 de fevereiro do ano que vem em Alagoas, Bahia, Goiás e Tocantins. O integrante da coordenação-geral, coronel José Paulo da Cunha Victório, ficará à frente das equipes na região de Feira de Santana. Ele explica que o projeto é uma forma de ampliar o aprendizado dos estudantes fora da universidade.
;O estudante que pode participar do projeto e atuar nas ações nos municípios, tem um aprendizado impagável. O projeto ainda favorece a oportunidade de trocar experiências com estudantes de outros estados. Essa diversidade regional permite conhecer outras realidades, o que para eles é muito bom;.
A ação prioriza os municípios mais carentes das regiões do Norte e Nordeste do país. Os municípios devem ter entre 5 mil e 30 mil habitantes, para que as ações coordenadas pelas equipes tenham resultados.
De acordo com informações do Ministério da Defesa, neste ano houve um aumento de 44% no número de universidades interessadas em participar do Rondon. Foram apresentadas 327 propostas, contra 227 do ano passado.