postado em 20/11/2009 15:33
O projeto de lei que torna a capoeira bem imaterial do estado do Rio de Janeiro foi sancionado nesta sexta-feira (20/11) pelo governador Sergio Cabral, na Praça Onze, no Centro da cidade, menos de 24 horas depois de ter sido aprovado pela Assembléia Legislativa fluminense. A lei é de autoria do deputado estadual Gilberto Palmares (PT). [SAIBAMAIS]Na Praça Onze, estão sendo realizadas, desde as primeiras horas da manhã, em frente ao busto de Zumbi dos Palmares, as comemorações pelo Dia da Consciência Negra. O governador participou de um ato interreligioso, um dos eventos da programação, acompanhado por um público estimado em cerca de mil pessoas.
Para o deputado Gilberto Palmares, a lei aprovada ;dará incentivo à prática e ao estudo da capoeira, uma luta genuinamente nacional e que está ligada à história de resistência dos africanos escravizados". Durante o ato pelo Dia da Consciência Negra, Cabral também afirmou que a decisão do Tribunal de Justiça do Estado, tomada na última quarta-feira, de manter a lei de cotas para ingresso nas universidades constitui ;uma importante vitória do governo em benefício do movimento negro;. O governador fluminense defendeu a ampliação das políticas públicas afirmativas, inclusive com a lei de cotas nas empresas.
Ainda em comemoração ao Dia da Consciência Negra, 15 lideranças do movimento negro no estado receberão na próxima terça-feira, na Assembléia Legislativa, o diploma Zumbi dos Palmares. A iniciativa da homenagem é da presidente da Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional da Assembleia Legislativa, deputada Beatriz Santos (PRB).