postado em 24/11/2009 16:04
O Ministério do Meio Ambiente divulgou nesta terça-feira (24) os nomes dos vencedores do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente de 2009. O prêmio é um reconhecimento às iniciativas consideradas exemplares na superação e substituição de modelos predatórios e danosos ao meio ambiente por outros racionais e sustentáveis, que minimizem impactos sobre a Amazônia Legal. Na categoria Liderança Individual o 1; lugar foi para Jacir José de Souza, de Roraima, e a menção honrosa para Anderson Candiotto, de Mato Grosso.
Na categoria Organização da Sociedade Civil o 1; lugar ficou com a Oficina Escola de Lutheria da Amazônia, e a menção honrosa com o Instituto Floresta Tropical, do Pará.
Na categoria Negócios Sustentáveis o 1; lugar coube à Cooperativa Mista da Flora Tapajós, do Pará, e a menção honrosa à Associação Terra Viva de Agricultura Alternativa e Educação Ambiental, de Mato Grosso.
A Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes de Assis Brasil levou o 1; lugar na categoria Educação Ambiental, enquanto a menção honrosa foi para a Nativa FM, Associação Rádio Comunitária de Altamira, no Pará.
Na categoria Saúde e Meio Ambiente houve apenas um ganhador: a Secretaria da Mulher Extrativista do Pará. Na categoria Município o 1; lugar foi para Marcelândia, em Mato Grosso, e a menção honrosa para Rio Branco, no Acre.
Os nomes dos ganhadores foram publicados no Diário Oficial da União desta terça-feira (24).