Brasil

Brasil vai receber supercomputador doado por escola Suíça

postado em 24/11/2009 18:46
O Brasil vai receber em 2010, o supercomputador Blue Gene, com capacidade de efetuar um trilhão de operações por segundo. A máquina, que equivale a alguns milhares de computadores comuns atuando em rede, foi doada pela Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça.

O supercomputador vai ser instalado no Campus do Cérebro, em Macaíba (RN). O projeto de pesquisa em neurociência é coordenado pela Associação Santos Dumont para Apoio à Pesquisa (AASDAP) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Segundo o presidente da AASDAP, o neurocientista Miguel Nicolelis, será o primeiro supercomputador do Hemisfério Sul. A previsão é que ele comece a funcionar em meados de 2010. De acordo com o pesquisador, a máquina poderá ser usada para trabalhos em várias áreas do conhecimento.

;São como milhares de computadores operando em rede, mas tudo em uma máquina só. O supercomputador poderá ser usado para análises de mudanças climáticas, modelos biológicos, genômicas, geológicas e de análises cerebrais;, explicou.

Com a formalização da doação, o governo da Suíça e o Ministério da Educação brasileiro estudam a logística para trazer a máquina para o Brasil. O computador de duas toneladas precisa ser transportado ligado. O MEC vai arcar com os custos de instalação da nova infraestrutura que precisará ser construída em Macaíba para receber a máquina.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, ressaltou que os projetos desenvolvidos pelo Campus do Cérebro tem atraído pesquisadores internacionais para o Brasil. ;A previsão de investimento do MEC no Campus do Cérebro, ao longo dos próximos anos, é de R$ 100 milhões;, disse. Cientistas e técnicos brasileiros vão à Suíça para receber treinamento para operar e cuidar da manutenção do supercomputador.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação