Brasil

Projetos culturais envolvendo pacientes psiquiátricos são premiados com R$ 650 mil

postado em 25/11/2009 16:48
Rio de Janeiro - Cinquenta e cinco projetos artístico-culturais envolvendo pacientes com transtornos mentais foram premiados nesta quarta (25) pelo Ministério da Cultura e pela Caixa Econômica Federal. O prêmio ;Loucos pela Diversidade; distribuiu, no total, R$ 650 mil para iniciativas de teatro, música e artes plásticas, entre outras manifestações artísticas de vários estados.

Segundo o secretário de Identidades e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Américo Córdula, a ideia do prêmio surgiu em 2007, depois de uma oficina de criação de políticas públicas de cultura para pacientes que sofrem de transtornos mentais, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

;Esse segmento da sociedade precisa ser reconhecido. E, dessa maneira, também podemos lutar contra os manicômios, os processos tradicionais de internação e fazer a inclusão desses cidadãos dentro do nosso universo cultural;, disse Córdula.

Um dos ganhadores do prêmio foi o bloco carnavalesco ;Tá pirando, pirado, pirou;. Segundo a coordenadora do bloco, Neli de Almeida, o ;Tá pirando; desfila há seis anos na zona sul do Rio, no último domingo antes do carnaval, reunindo 800 pessoas, entre pacientes de unidades psiquiátricas, funcionários dessas unidades, parentes dos pacientes e pesquisadores.

;Essa iniciativa do ;Loucos pela Diversidade; é fundamental porque reconhece as experiências da cultura, ligadas à saúde mental. E, ao reconhecer, permite que esses projetos ganhem maior sustentabilidade e tenham uma maior permanência e regularidade;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação