O Rio Grande do Sul tem mais oito municípios em situação de emergência por causa das fortes chuvas. O estado já soma 60 cidades nesta condição, segundo a Defesa Civil do Estado. Os novos municípios atingidos são Três Passos, Porto Mauá, Imbé, Capivari do Sul, Viamão, Pinhal Grande, Caibaté e Dom Feliciano.
Na quarta (25) foram enviados mantimentos de ajuda humanitária para as regiões mais atingidas. Foram distribuídos 3.840 cestas básicas, 6 50 pacotes de limpeza, 35 lonas e 1870 pacote com colchão, cobertor, lençóis e travesseiros. Os desabrigados já totalizam 4.904 pessoas, 15.410 desalojados, 15.838 residências danificadas e 292 residências destruídas.
As condições meteorológicas para amanhã (27) na região oeste do estado, segundo previsão do Instituto Nacional Meteorologia (Inmet), são as mesmas de hoje que teve pancadas fortes de chuvas, acompanhas de trovoadas e rajadas de vento em áreas isoladas.
A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, designou hoje (26), que secretários de estado inspecionem as áreas atingidas.
A Defesa Civil informou que algumas rodovias do estado estão interditadas desde terça-feira (24), por conta de rupturas de bueiros, aterros e pontes e que não há sem prazo para serem liberadas.