Brasil

Chuvas no Rio Grande do Sul causam prejuízos de R$ 3,5 bilhões

postado em 27/11/2009 18:51
Curitiba - As chuvas que castigam o Rio Grande do Sul há praticamente um mês já provocaram prejuízos da ordem de R$ 3,5 bilhões ao estado, segundo cálculos do governo.

A comitiva formada por ministros e representantes da Casa Civil, dos ministérios dos Transportes e da Integração Nacional que sobrevoa amanhã (28) as regiões mais atingidas vai encontrar um estado mobilizado para enfrentar os estragos provocados pelos fenômenos que fazem crescer o número de pessoas e municípios atingidos a cada boletim divulgado pela Defesa Civil. Até agora, 81 municípios decretaram estado de emergência, 5 mil pessoas estão desabrigadas e mais de 16 mil desalojadas.

A previsão da meteorologia para as próximas horas é de mais pancadas de chuva, moderadas e fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento em áreas isoladas. A população permanece alerta, a Defesa Civil informa que fará a retirada dos moradores de Porto Alegre nas áreas ribeirinhas, caso o nível do Rio Guaíba suba.

De acordo com o subchefe da Defesa Civil, coronel Joel Prates Pedroso, a preocupação é maior nos municípios de Três de Maio, Quaraí, Rosário do Sul e Alegrete. O município de Três de Maio foi atingido por fortes vendavais, um na categoria tornado, provocando sérios danos em residências, escolas, pontes e pontilhões.

Hoje (27), a governadora Yeda Crusius visitou Três Passos e Três de Maio. Ela se reuniu com prefeitos e conversou com os moradores. Ela garantiu que o governo está atento como esteve em 2007, quando o estado foi atingido por temporais.

O Comitê de Ação Solidária pede doações de itens de limpeza, necessários para que as pessoas retornem às suas casas. Segundo a presidente do comitê, Tarsila Crusius, a Central de Doações estará de plantão das 9h às 18h, no fim de semana, para receber as doações. O telefone para informações é (51) 3212-4678.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação