Os dados completos, com informações sobre infraestrutura e instituições federais e privadas, por município, serão divulgados à tarde pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
De acordo com os dados preliminares do censo, , as matrículas na educação básica tiveram uma queda de 2,1% de 2008 para 2009.
O censo realizado em parceria com as redes municipais e estaduais é o mais abrangente levantamento estatístico sobre a educação básica no país. As informações são usadas pelo Ministério da Educação (MEC) para a formulação de políticas e também para definir os critérios de repasse de recursos a escolas, estados e municípios.
Os dados do censo também servem de base para o cálculo dos indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
O Censo Escolar de 2009 levantou dados sobre escolas, turmas, professores e alunos de todas as etapas e modalidades da educação básica em todo o país. Com essas informações, os pesquisadores e órgãos de governo podem verificar tanto a situação atual e a evolução da educação básica quanto os resultados das políticas em curso.