Brasil

Floresta da Tijuca: para conhecer a pé ou de jipe

postado em 02/12/2009 08:17
Juliana Borre

Uma área equivalente a 3,2 mil campos de futebol. Essa é a extensão da Floresta da Tijuca, o pulmão do Rio de Janeiro. Parte do Parque Nacional da Tijuca, que engloba também outras áreas verdes, a maior floresta urbana do mundo só tem esse título graças ao replantio iniciado em 1861 e autorizado pelo então imperador Dom Pedro II. O processo, executado por escravos, foi concluído em 13 anos, com o plantio de 100 mil mudas, entre nativas e exóticas.

Cachoeira Cascatinha Taunay, localizada na Floresta da TijucaAtualmente, a Floresta da Tijuca é um dos principais atrativos da Cidade Maravilhosa. Programa certo de domingo para muitos cariocas, oferece a possibilidade de atividades contemplativas ou de aventura. Para quem gosta de adrenalina, há 13 trilhas, entre leves, médias e pesadas, nos 3,2 mil hectares de mata. Elas não podem ser feitas sem o acompanhamento de um dos guias gratuitos oferecidos pela administração do parque. Há variadas opções de horário. Mas, em caso de chuva, as saídas são automaticamente canceladas.

Aqueles que preferem apenas apreciar a paisagem podem escolher um dos recantos da floresta. A Vista Chinesa e a Mesa do Imperador, onde Dom Pedro II fazia piqueniques, são alguns deles. Há também os restaurantes Os Esquillos e Floresta e a cachoeira Cascata de Taunay, que homenageia no nome o pintor francês Nicolas Antoine Taunay, morador ilustre das terras onde hoje é a floresta e que retratou em suas telas a queda d;água de 35 metros.

A Capela Mayrink é uma atração à parte: construída em 1850, abriga reproduções de quadros de Cândido Portinari. Nela, há missas no primeiro domingo de cada mês, sempre ao meio-dia. Uma opção fácil para o turista que deseja ter um primeiro contato com a mata é pagar por um passeio de jipe. Assim ele poderá ver e sentir o porquê de a Floresta da Tijuca ter se tornado Patrimônio da humanidade.

O que ver
# Floresta da Tijuca


Centro de visitantes: (21) 2492-2252. Oferece passeios gratuitos com guia local. Para agendá-los, ligue: (21) 2492-2253, ramal 212. O passeio de jipe é feito pela Jeep Tour (www.jeeptour.com.br ou 21-2108-5800). O tour somente pela floresta custa R$ 100 (por pessoa); quando inclui o Corcovado, o valor sobe para R$ 130 (sem tíquete para o Cristo).

LEIA MAIS NO CADERNO TURISMO, CAPA E PÁGINAS 2 A 7

A repórter viajou a convite do Rio Convention & Visitors Bureau, do Sheraton Barra Hotel & Suítes e da TAM

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação