Brasil

Colégio Pedro II lança Portal da Música na festa dos seus 172 anos

postado em 02/12/2009 17:48
Rio de Janeiro - Mais antigo colégio da capital imperial, fundado em dois de dezembro de 1837 pelo imperador que o batiza, o Pedro II comemora 172 anos na noite de hoje (2) na sua unidade no centro da cidade, com a solenidade de premiação dos melhores alunos da última série do ensino médio. Cada um dos sete receberá a Pena de Ouro, réplica da usada pela princesa Isabel para assinar a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888.

Mas a grande novidade nas comemorações deste ano será o lançamento, amanhã (3), do Portal da Música, projeto das professoras de música Mônica Leme e Mônica Repsold e da professora Vanessa do Carmo Marinho, do laboratório de informática da unidade Humaitá 2, financiado pela Petrobras. A chefe do Departamento de Educação Musical, Maria Cristina do Nascimento, disse que o portal trará informações de interesse dos alunos e da população em geral.

;O portal terá o currículo da matéria, que é obrigatória e está na grade do primeiro ano do fundamental até o primeiro do ensino médio (os antigos primeiro ano primário e primeiro ano do científico), os hinos pátrios e muito mais informação, para o Brasil inteiro;.

O endereço incluirá também, segundo Maria Cristina, trabalhos pedagógicos de professores, como teses, e de alunos, partituras, história da música e dos grandes compositores, música popular brasileira e ainda como é composta uma orquestra sinfônica, os tipos de bandas de música e coros.

A semana de comemorações do aniversário do Colégio Pedro II começou ontem (1;), com a entrega das medalhas aos vencedores da 2; Olimpíada Interna de Química promovida entre as sete unidades que têm turmas do ensino médio. Embora os eventos principais ocorram no Pedro II da Avenida Marechal Floriano, no centro, a festividade também é lembrada nas demais escolas da rede espalhadas pela cidade, como ponto alto da afirmação da excelência que valeu ao Pedro II o título de Colégio Padrão, na década de 50.

Inaugurado na Marechal Floriano, o Pedro II se espalhou ao longo destes 172 anos pelas unidades Duque de Caxias, Engenho Novo 1 e 2, Humaitá 1 e 2, Niterói, Realengo, São Cristóvão 1, 2 e 3 e Tijuca 1 e 2.

O Colégio Pedro II foi fundado no dia do 12; aniversário do ;imperador-menino; e oficializado por decreto imperial, em 20 de dezembro do mesmo ano. Numa cerimônia nas suas dependências, anos depois, D. Pedro II disse a frase: ;Não fora eu imperador, quisera ser mestre-escola;, tida como símbolo de seu apreço pela educação pública.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação