Brasil

Ministério da Educação reconhece projetos inovadores no ensino público

postado em 03/12/2009 16:04
Ações pedagógicas criativas e de promoção do ensino público foram reconhecidas nesta quinta (3), pelo Ministério da Educação, durante a entrega do 4; Prêmio Professores do Brasil. Trinta e cinco educadores, de um total de 1.027 inscritos, receberam das mãos do ministro Fernando Haddad o troféu que representa ;a confiança na vocação para professor;, como definiu o ministro.

O Prêmio Professores do Brasil é promovido pelo Ministério da Educação e instituições parceiras. São selecionadas experiências realizadas ou em andamento que contribuam para a educação. Nesta edição, além de R$ 5 mil, os professores premiados receberam equipamentos audiovisuais para serem usados nas aulas.

Haddad destacou o esforço dos professores premiados para vencer desafios ;que todos sabemos que existem, mas só quem está em sala de aula sabe superá-los;. ;A escola pública brasileira, com o orçamento que tem, fazer o que faz não é pouca coisa. É vocação, mesmo;, acrescentou.

A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, lembrou que a dedicação dos professores é fundamental para as políticas públicas implementadas pelo governo. A secretária defendeu ainda que ;a mudança necessária na educação brasileira não será feita sem a ajuda dos professores;.

O secretário geral da Organização dos Estados Ibero-americanos, Mariano Jabonero, afirmou que os desafios da educação não serão resolvidos com ;esforços solitários, mas solidários;.

Já o representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Wagner Santana, ressaltou ainda que ;mais do que heróis, a educação no Brasil precisa de professores bem formados;.

A secretária-executiva do Conselho Nacional de Secretários de Educação, Nilce da Costa, elogiou as iniciativas premiadas e destacou que ;o professor só tem sentido em sala de aula, tendo a oportunidade de transformar vidas;.

A professore Nidiane Latocheski, de Vilhena, em Rondônia, foi premiada com a experiência de reestruturar a Sala de Leitura Álvares de Azevedo, na escola de mesmo nome em que leciona. ;A iniciativa tornou a leitura mais agradável e aproximou a comunidade da escola, inclusive com a participação de pais e alunos na reforma da sala de leitura;, explicou Nidiane. Ela espera que, com o reconhecimento do ministério, o projeto possa ser adotado em outras escolas da cidade.

O artista, ;e também professor;, Edson Moura, de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, destacou que o projeto vencedor de sua autoria, ;Tocando e Cantando Poesia;, cumpre o propósito da educação, de estimular pais e alunos a participar das ações promovidas pela escola, em benefício de toda a comunidade. Segundo ele, a iniciativa reúne apresentações de música, poesia e teatro, com objetivo de valorizar o talento dos alunos, ;estimulando a autoestima e o papel deles na construção da cidadania;.<-- .replace('

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