Brasil

Denúncias de crimes contra deficientes aumentam 53% em Minas

postado em 03/12/2009 19:01
No Dia Internacional do Portador de Deficiência, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) informou que um relatório do Disque Direitos Humanos mostra que o número de denúncias dos crimes contra deficientes cresceu. As ligações tiveram um salto de 53% quando comparado os 11 meses deste ano com o mesmo período de 2008: foram 107, ante 70. O resultado aponta a maior preocupação dos mineiros com os direitos dessas pessoas.

A Assembleia Geral da ONU, no ano de 1982, criou o Programa de Ação Mundial para Pessoas com Deficiência. Dez anos depois, no dia 14 de outubro, a Assembleia instituiu o dia 03 de dezembro como o dia internacional das pessoas com deficiência.

A data é comemorada desde 1998 pelas Nações Unidas, para mobilizar a população a lutar pela dignidade, direitos e bem estar das pessoas. Além disso, conscientizar sobre a importância da integração política, social, econômica e cultural das pessoas com deficiência.

Homenagem

Em homenagem à data, na tarde dessa quinta-feira (3/12), Uberlândia vai apresentar o táxi acessível, um Fiat modelo Dobl;, adaptado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O Fiat Dobl; foi adaptado com a expansão do teto, sistema de travamento, elevador e ajuste das portas e o piso.

Ele permite a entrada com a cadeira de rodas e a viagem pode ser acompanhada por até duas pessoas. Os táxis adaptados, todos modelos Dobl;, já circulam em cidades como Rio de Janeiro, desde 2007; e este ano em São Paulo e Belo Horizonte.

(Com informações de Priscila Robini/Portal Uai, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e Assessoria Interage)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação