Brasil

Marinha fecha porto em Manaus

postado em 03/12/2009 21:01

Manaus - O porto privatizado de Manaus, localizado no centro da cidade, foi fechado nesta quinta (3) pela Marinha por não oferecer as condições de segurança necessárias para os navios de médio e grande porte que precisam atracar para o embarque e desembarque de turistas, sobretudo estrangeiros, e de cargas destinadas a indústrias e ao comércio.

Em documento ao qual a Agência Brasil teve acesso, a Marinha revela que o porto apresenta ;graves problemas estruturais que oferecem risco à segurança da navegação e à salvaguarda das pessoas e que está sendo consumido pela ferrugem e falta de manutenção;. Segundo os laudos técnicos elaborados, os problemas identificados incluem o comprometimento das estruturas de sustentação do cais, furos nas bóias e precariedade das amarras do sistema de ancoragem.

Conforme o comando do 9; Distrito Naval, o cronograma de obras de manutenção do porto não está sendo cumprido desde 2007, apesar da notificação oficial dos fatos para a Empresa de Revitalização do Porto de Manaus, responsável pela instalação portuária.

O último navio a atracar no porto foi um de grande porte, que fazia um cruzeiro na região, em outubro, por meio de liminar conseguida pela empresa que administra o porto privatizado. A temporada de turismo desses navios começou em outubro e vai até abril ; período de maior movimentação. A direção do Porto Privatizado de Manaus acusa a Marinha de "perseguição comercial".

O porto privatizado de Manaus foi construído no século 19 por uma empresa inglesa, mas, em 1967, passou a ser administrado pelo Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis. É composto pelo Cais do Rodway e Cais das Torres e Ampliação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação