Brasil

Começou o Carnatal

Mesmo com o temor de um surto de gripe suína, mais de um milhão de foliões devem lotar a 19ª edição da festa

Luiz Freitas
postado em 03/12/2009 21:44

Começa hoje a 19; edição do Carnatal, considerado o maior carnaval fora de época do país. Até domingo, milhares de foliões irão se entregar à folia, no corredor ou na tradicional pipoca, ao longo do Largo do Machadão, até o final da festa, prevista para a 1h de segunda-feira.

A largada será dada às 18h30, com a entrada do bloco Cidadão Nota Dez, puxado pela cantora potiguar Lane Cardoso, no Corredor da Folia. Dos idos de 1990, nas ruas de Petrópolis para as grandes multidões em Lagoa Nova, o evento idealizado pela Destaque Promoções ganhou peso e figura no calendário oficial da cidade e das micaretas pelo Brasil.

A previsão oficial é de que mais de um 1 milhão de pessoas brinquem no evento. Em tempos de nova gripe, a realização do Carnatal foi preservada em meio a polêmicas da saúde coletiva. A recomendação geral é que pessoas com sintomas da doença ou que façam parte do grupo de risco não vão ao evento. Mas o temor da gripe, embora gere expectativas, não deve afastaro grande número de adeptos da micareta, segundo a Destaque. De acordo com a empresa, a medida mais útil nesse momento é a informação, tendo em vista que o uso de máscaras ou álcool gel não surtiriam efeito. A empresa vem investindo na divulgação maciça das formas de prevenção da doença. Para o futuro, a indefinição sobre qual será o local a abrigar o evento, uma vez que serão iniciadas as obras para a Copa do Mundo de 2014 no local.

Esse ano, o Carnatal traz 10 blocos para compor a festa, cada em média com quatro mil foliões. O percurso será o mesmo dos anos anteriores, com 3,8 mil metros de extensão. No Corredor da Folia, 800m de pura adrenalina para não deixar ninguém parado. Nesse trecho ficam os mais de 250 camarotes e as arquibancadas.

Na linha de camarotes especiais, que fazem "a festa dentro da festa", uma estrutura especial e atrações diferenciadas, para proporcionar conforto e diversão para o folião. São DJs, acesso à internet, salões de beleza para fazer uma produção diferente, comida e bebida, áreas de relaxamento, praça de alimentação e pistas de dança.

Sequência dos blocos

Hoje

18h30 - Cidadão Nota 10, com Lane Cardoso
19h - Nana Banana, com Chiclete com Banana
19h30 - Me Leva, com Araketu
20h - Amar É, com Jammil
20h30 - Burro Elétrico, com Capilé

Amanhã

18h30 - Nana Banana, com Chiclete com Banana
19h - Cerveja e Coco, com Asa de Águia
19h30 - Caju, com Banda Eva
20h - Cidadão Nota 10, com Cavaleiros do Forró
20h30 - Bicho, com Tomate
21h30 - Swingaê, com Psirico

Utilidades

Horário do evento: hoje a festa começa às 18h30 e termina a 1h; amanhã começa às 18h30 e termina às 2h; no sábado começa às 17h e termina às 3h e no domingo o evento começa às 17h e termina a 1h da segunda.

Atendimento médico - Haverá dois postos médicos para atendimento completo para a população em geral, inclusive emergências. Um localizado na Avenida Miguel Castro e o segundo no Corredor da Folia, por trás do camarote roxo. Nos dois locais haverá UTIs móveis. Além disso, sete ambulâncias estarão distribuídas em todo o percurso.

Sexo seguro - Serão distribuídos diariamente 50 mil preservativos durante a festa.

Ambulantes - O evento irá contar com 84 barracas padronizadas pela Destaque. Além delas, 215 vendedores ambulantes foram cadastrados pela Semsur e estarão nas distribuídos pela Romualdo Galvão, Amintas Barros e Prudente de Morais.

Banheiros - Serão 264 banheiros químicos distribuídos por todo o percurso e adjacências do corredor da folia.

Limpeza - Diariamente 110 garis da Urbana estarão trabalhando para garantir a limpeza da área da festa, incluindo a tradicional lavagem do corredor da folia.

Vias interditadas - Hoje, os trechos abaixo serão interditados a partir das 15h até o final do evento. No sexta, sábado e domingo, a interdição começa a partir das 14h.

- Prudente de Morais com Nascimento de Castro

- Romualdo Galvão com Nascimento de Castro

- Salgado Filho com Amintas barros

- Miguel Castro com Salgado Filho

- Viaduto do Complexo Quartocentenário

- São José com Amintas Barros

- São José com Miguel Castro

- São José com Lima e Silva

- Jerônimo Câmara com São José

Ônibus e opcionais - Farão percurso alternativo, com acesso a Salgado Filho, Amintas Barros, Antônio Basílio, Jaguarari e Capitão Mor Gouveia. Haverá áreas de estocagem de veículos, que serão acionados quando necessários.

Táxis - Além das três tendas do Via Livre Eventos, diversos pontos de táxi estarão disponíveis no entorno da festa.

Estacionamento - O estacionamento do Centro Administrativo ficará sob a responsabilidade da Ong Meios. O espaço terá capacidade para dois mil carros, funcionando todos os dias a partir das 16h30 até o final do evento. O acesso será pela Rua Raimundo Chaves e o custo diário é de R$ 10.

Telefones úteis

Atendimento ao folião: 3642.3353
Auxílio à lista: 102
Telegrama fonado:
0800 5700 100
Rádio Táxi: 3221.5666
Rádio Cooptax: 0800 842255
Hospital Walfredo Gurgel: 3232.7536
Hospital do Coração: 4009.2000
Detran: 0800.841514
Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos: 3232.6313
Delegacia da Mulher: 3232.2526
Polícia Militar: 190
Polícia Rodoviária: 3203.1550
Semob: 0800 281 4050

Dicas para o folião

Não dirija - Deixe o carro na garagem e vá de ônibus, táxi ou opcional.

Não beba em excesso - Beba com moderação e aproveite melhor a sua festa. Se beber, não dirija. Menores de 18 anos não podem consumir bebidas alcóolicas.

Saia de casa para se divertir - Grite, pule, brinque, mas não brigue. Carnatal é na paz. Evite brigas e confusões. Sem violência, a festa fica muito melhor para todos.

Sexo, só com camisinha - Leve um ou mais preservativos com você. Prevenção e segurança em primeiro lugar.

Alimente-se - Consuma alimentos leves, sem muita gordura.

Hidratação - Evite a desidratação ingerindo muito líquido, isotônicos e água, sempre.

Use roupas leves - É verão e a folia é grande. Use tênis ou sapatos confortáveis.

Não leve nada de valor - Leve o mínimo possível, documento de identidade, preservativos e o dinheiro necessário. Evite celulares, relógios ou jóias<--# GFO FIM TEXTO GFO #-->


<--# GFO FIM TEXTO GFO #-->

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação