Rio de Janeiro - O ministro da Justiça, Tarso Genro, anunciou hoje (10) que o estado do Rio vai receber, no próximo ano, verba extra de R$ 900 milhões para investir exclusivamente no projeto de segurança para as Olimpíadas de 2016. O recurso faz parte do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), que prevê a a prevenção da violência por meio de ações de apoio às comunidades, principalmente às mulheres e aos jovens.
;Queremos aportar no Pronasci mais R$ 900 milhões, além daquilo que já estava no orçamento para o ano que vem. É um recurso paralelo para o Rio especificamente, destinado diretamente a 2016. Para que as coisas estejam até lá muito melhores do que estão hoje. É um Pronasci Olímpico;, definiu o ministro.
Segundo ele, serão ações específicas do Rio para o aprofundamento das medidas que já estão em andamento, como a bolsa conferida aos policiais que realizarem cursos de formação e os investimentos em tecnologias para o controle da criminalidade.
Tarso participou da abertura do 1o Seminário de Prevenção da Violência: Avanços e Desafios do Pronasci, que prossegue até amanhã (11), em um hotel na zona sul, reunindo especialistas, representantes da sociedade civil e integrantes das áreas de segurança dos três níveis de governo.
O ministro afirmou que não teme uma possível descontinuidade do Pronasci no próximo governo, pois o projeto foi discutido e aprovado pelo Congresso. Segundo Tarso, o programa já está sendo implementado em 14 regiões metropolitanas, mas o ritmo de implantação depende da colaboração dos estados e municípios.