Brasil

Chuvas no Sul de Minas causam transtornos e desalojam famílias

postado em 10/12/2009 18:35
Sandra Lambert

A chuva deu uma trégua no Sul de Minas, mas o tempo fechado deve provocar novas pancadas de chuva na região. Moradores que vivem às margens de rios ou em partes mais baixas de cidades da região estão em estado de alerta.

Em Piranguinho, o Ribeirão dos Porcos transbordou e invadiu ruas dos Bairros Centro e Sossego. O Rio Sapucaí também invadiu ruas e casas do Bairro Beira Rio. De acordo com a PM, 38 famílias, sendo 87 adultos e 31 crinaças ficaram desalojadas. Eles foram para a casa de parentes e, nesta quinta-feira, estão retornando para as suas casas. Os níveis dos rios ainda estão cerca de um metro acima do normal. As estradas rurais também estão comprometidas.

Em Santa Rita do Sapucaí, a chuva dessa quarta-feira à tarde alagou algumas ruas. O nível do rio está cerca de 3,5 metros acima do normal. Em Pouso Alegre, o Rio Mandu também está no limite. Algumas ruas do Bairro São Geraldo ficaram alagadas.

Na Escola Estadual Monsenhor José Paulino, no Centro da cidade, houve infiltração com transbordamento de água sobre as prateleiras da biblioteca, danificando vários livros, inclusive os que ainda estavam embalados. No Bairro Ipiranga, duas casas foram alagadas e móveis destruídos com a enchente.

De acordo com a Polícia Militar, um muro teria represado a água e levado para dentro da casa. A água chegou a 60 centímetros e derrubou um muro de sete metros de comprimento. Ninguém ficou ferido. Veículos que estavam estacionados em ruas centrais também foram danificados com a enchente de quarta-feira.

Também houve deslizamento de terra próximo de casas em Monte Verde. Os moradores foram orientados a deixar o local. As famílias foram levadas para uma escola local.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação