Brasil

Polícia Federal prende suspeitos de tráfico de drogas vindas da Bolívia

postado em 11/12/2009 19:08
A Polícia Federal prendeu nesta sexta (11) 15 pessoas suspeitas de integrarem uma quadrilha que traficava drogas da Bolívia para o Brasil. Outros quatro suspeitos já estavam presos e seis continuam foragidos. Os agentes envolvidos na Operação Campos do Norte também cumpriram 20 ordens de busca e apreensão e o sequestro de bens de 29 pessoas.

Segundo a PF, além de envolverem suspeitos em Mato Grosso - principal foco da operação - os mandados judiciais também se estenderam aos estados da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo. Em Cuiabá foram apreendidos R$ 7,7 mil e uma caminhonete. Os quatro investigados que já estavam presos foram localizados em presídios de Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT), Recife (PE) e Juiz de Fora (MG).

Ainda de acordo com a instituição, a droga era transportada da Bolívia até a fronteira com o Brasil a bordo de aviões monomotores e quando a aeronave chegava ao norte do Mato Grosso jogada do ar ao solo.

Em maio deste ano, a PF já havia localizado um monomotor com prefixo boliviano que caiu na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, no noroeste do estado, quando transportava um carregamento de cocaína e armas. Três bolivianos morreram no acidente. Na ocasião, os policiais encontraram um plano de voo que deveria ser seguido pelo piloto e que ajudou a PF a esclarecer como parte da droga chegava à região.

A investigação que resultou na operação deflagrada hoje teve início em junho de 2008. Desde então, a PF mapeou vários núcleos criminosos, chegando a identificar os líderes do esquema, pessoas que dificilmente têm contato direto com o entorpecente ou chegam a ir aos locais onde a droga é entregue, depositada ou distribuída. De acordo com a PF, 840 quilos de cocaína já haviam sido apreendidos no decorrer das investigações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação