O caos da violência recifense motivou ativistas da equipe internacional da Marcha Mundial pela Paz e Não Violência a fazer em Pernambuco a primeira parada no Brasil. Na manhã desta terça-feira, representantes de seis países (Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Índia e Itália) desembarcaram no Aeroporto Internacional do Recife.
Vindos do Panamá e da Costa Rica, eles permanecem dois dias na capital, antes de seguir para Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Esta tarde, concederão entrevista sobre suas experiências no Hotel Manibu. Nesta quarta, participam de atos públicos em Olinda e no Recife.
O movimento escolheu Pernambuco por causa dos altos índices de violência urbana. Inúmeras entidades locais manifestaram apoio, a exemplo do Movimento Negro Unificado (MNU), Coletivo de Entidades Negras (CEN), MovPAZ, Projeto Plante a Paz, Núcleo Acadêmico em Prevenção à Violência (UFPE), Casa Herbert de Souza, Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) e Instituto Maria Madalena Oliveira Cavalcante (Immoc), entre outros.
A Marcha Mundial pela Paz e Não Violência é uma iniciativa apartidária impulsionada pela ONG Mundo sem Guerras, braço internacional do Movimento Humanista, em conjunto com diversas organizações e pessoas. Teve início na Nova Zelândia no dia 2 de outubro de 2009, dia do nascimento de Mahatma Gandhi e declarado pela ONU ;Dia Internacional da Não-Violência;. Terminará no dia de janeiro de 2010, em Punta de Vacas, na Argentina, onde milhares de voluntários irão debater e definir ações para os próximos anos.
Pela primeira vez na história, milhões de pessoas estão se mobilizando para pedir o fim das guerras, das armas nucleares e a eliminação de todo tipo de violência (física, econômica, racial, religiosa, cultural, sexual e psicológica). Durante esses 90 dias, a Marcha passará por cerca de 90 países e 300 cidades, nos seis continentes, incluindo a Antártica. Em cada cidade estão sendo realizados festivais, fóruns, conferências e reuniões com políticos e autoridades para criar consciência sobre a importância do tema. Milhões de pessoas já aderiram, incluindo artistas, intelectuais, políticos e outras personalidades. Para aderir, basta cadastrar-se no site www.marchamundial.org.br.
Programação
Olinda
10h ; Concentração na Praça do Carmo, com caminhada até a Prefeitura, onde o prefeito Renildo Calheiros formalizará sua adesão à Marcha. Haverá a apresentação do Coral Vozes do Silêncio e todos os sinos das igrejas irão repicar no mesmo momento. Percurso: Avenida Liberdade, Praça de São Pedro e Rua 27 de Janeiro.
Recife
15h ; Concentração na Praça da República, audiência com o governador e caminhada até a Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo. Percurso: Ponte Buarque de Macedo, Av. Rio Branco e Rua do Bom Jesus.
18h ; Praça do Arsenal da Marinha, programação do Ciclo Natalino da Prefeitura do Recife. Ato público e shows com Chinelo de Iaiá, Grupo Tokada, Coco de Umbigada do Guadalupe, DJ Zero, Tiger e Nação Corrompida.
Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR