Brasil

Relatório final da Confecom proporá criação de Conselho Federal de Jornalismo

postado em 16/12/2009 15:35
Uma das propostas que constarão no relatório final da 1; Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) sem necessidade de ir à plenária ; por ter sido aprovada por mais de 80% dos votos em um dos 15 grupos de trabalho reunidos ; é a de criação do Conselho Federal de Jornalismo.

A ideia, aprovada hoje (16) por um dos grupos de trabalho da Confecom, já havia sido proposta pelo governo federal em 2004, mas foi considerada como censura por entidades ligadas às grandes empresas de comunicação.

;Ao constar no relatório final da Confecom a proposta ganha fôlego e deve ser novamente apresentada no Congresso Nacional pelo Executivo, uma vez que trata da criação de uma autarquia;, explica a secretária-geral da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Maria José Braga.

Segundo ela, a proposta de criação do conselho apresentada em 2004 era a mesma defendida pela Fenaj. ;Essa nova tentativa de criação do Conselho Federal de Jornalismo também partiu da Fenaj. É algo que já foi aprovado em vários de nossos congressos;, afirma.

;É importante enfatizar que se trata de um conselho de regulamentação da profissão, que aborda tanto a ética como os critérios de acesso à profissão. Nada tem a ver com censura;, ressalta a secretária da Fenaj.

Em outras frentes, a Fenaj defende também a regulamentação da profissão visando a obrigatoriedade de diploma de nível superior específico para jornalistas e a ;criação de uma lei de imprensa democrática que garanta direitos ao cidadão na sua relação com a imprensa;.

Na tarde de hoje, a plenária analisará outras 150 propostas elaboradas pelos 15 grupos de trabalho da Confecom.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação