Brasil

Lobão diz que blecaute de novembro ocorreu em apenas 4 estados e não chegou a 4 horas

postado em 16/12/2009 17:50
O ministro de Minas e Energia, Édison Lobão, disse que o blecaute de novembro atingiu apenas 4 estados e que a interrupção de energia elétrica não chegou a 4 horas. Lobão participa, nesta tarde (16), de audiência pública conjunta das comissões de Fiscalização Financeira e Controle, de Minas e Energia, e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados.[SAIBAMAIS]

O ministro entregou ao presidente da comissão, deputado Silvio Torres (SDB-SP), o relatório final do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre as causas do blecaute, ocorrido em 10 de novembro, em alguns estados do país.

O relatório sustenta que os curto-circuitos que provocaram o desligamento do sistema elétrico, nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, podem ter sido ocasionados por "descargas atmosféricas e/ou redução da efetividade dos isoladores submetidos às condições meteorológicas adversas (chuvas intensas e ventos)".

Com base no relatório, o ministro descartou a possibilidade de que falhas de manutenção tenham causado o problema. Lobão disse que o sistema de distribuição elétrica do Brasil é um dos melhores e mais seguros do mundo. E que o blecaute não afetou 18 estados, como chegou a ser divulgado, mas apenas quatro: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

Lobão destacou que a duração máxima da interrupção de energia elétrica não passou de 222 minutos, ou seja, menos de 4 horas, segundo o relatório do ONS. O ministro disse ainda que a rapidez com que o sistema foi recolocado em funcionamento, mereceu elogios, inclusive de especialistas do exterior. Ao contrário do que ocorreu no Brasil, onde, segundo ele, foram feitas críticas infundadas à gestão do sistema.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação